Grécia proíbe quebra de pratos para recuperar a economia

Sem dinheiro, a Grécia deixa prédios públicos sem manutenção virarem ruína.

O parlamento grego aprovou nesta última sexta-feira o pacote econômico que possibilita o recebimento de mais uma parcela do empréstimo da Comunidade Européia. O pacotão grego promete muitos sacrifícios para os cidadãos, que reclamam com razão.

Um dos pontos mais polêmicos força a população a retirar de seu alfabeto várias letras que só existem em grego, como o alfa, beta e delta. Segundo o FMI, tais letras só podem ser usadas em equações matemáticas e nunca em palavras: “Certamente isso contribuiu para a crise econômica… como saber quando estavam fazendo algum cálculo ou escrevendo uma frase?”

Mas a medida mais impopular, se realmente for colocada em prática, tende a ser muito mal recebida pelos gregos. O cientista político e ginecologista, Dr. Marius Papanicolau, é quem informa: “O governo proibiu a quebra de pratos nas comemorações… um  estudo da FGV – Fundação Getúlio Vargapoulos – calculou que hoje a Grécia gasta 60% de seu PIB apenas na reposição de pratos quebrados. A economia seria monstruosa.”

Ainda segundo o Dr. Papanicolau, existe um mercado internacional muito grande de pratos e se eles não fossem quebrados poderiam ser exportados, melhorando a balança comercial do país. “O que o governo pede é que a população destrua pratos de plástico, mais baratos do que os de louça.”

Quem não gostou da ideia foi o Greenpeace, já que o plástico demora muito tempo para ser degradado na natureza. Eles sugerem que os pratos quebrados sejam colados com Super Bonder para voltarem a ser quebrados novamente, indicando que há uma saída ambientalmente sustentável para o conflito.

O Mentira Diária, em seu editorial, afirma que o melhor seria trancar todos em uma sala e jogar a chave fora, já que é impossível agradar gregos e troianos.

Anúncios


Categorias:Economia, Mundo

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: