Defesa Civil: “Enchentes foram causadas por população, que deu descarga ao mesmo tempo”.

Imagem da cartilha do Governo demonstra como a população deve reagir em caso de nova enchente

O Governo do Estado do Rio de Janeiro convocou a imprensa nesta manhã de segunda-feira, para informar quais as medidas para prevenção das enchentes de início de ano na região.

Segundo o Governador Sérgio Cabral as últimas tragédias ocorreram apenas por uma grande coincidência estatística:

“Segundo os técnicos da defesa civil as enchentes de 2010 e 2011 ocorreram porque uma grande porcentagem da população deu descarga ao mesmo tempo, o que provocou o deslocamento de uma grande massa de água de uma só vez”.

O Governo pretende distribuir cartilhas informando os horários em que a população de cada bairro poderá dar descarga, evitando que todos façam ao mesmo tempo novamente.

“Esperamos que a população contribua e faça a sua parte. Vamos acabar de uma vez por todas com o problema das enchentes no Estado. Estamos pedindo que outros estados, como Minas Gerais, utilizem o mesmo método científico para evitar que os rios que nascem lá transbordem nas nossas cidades” – explicou Lauro Grondona, Diretor Geral da Defesa Civil e autor do método.

O Governador foi além: “E para acabar com o calor intenso desta época do ano vamos pedir que todos mantenham suas geladeiras abertas até o final de março. Assim, esperamos criar uma massa de ar frio artificial na cidade e baixar a temperatura média em até 10 graus”.

Na cartilha de abertura de geladeiras estão proibidas a manutenção de carnes e outros alimentos congelados, bem como garrafas de vodka, o que na visão dos técnicos, diminuiria a produção de gelo pelos equipamentos. Vendedores ambulantes de cerveja também serão proibidos de manterem os isopores fechados.

As duas medidas entram em vigor à meia noite de hoje.

 

Anúncios


Categorias:Brasil

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: