Urna manual dá problema e votação é substituída por contagem no grito

Método já foi usado na antiguidade e retratado em algumas pinturas da época, segundo o TSE

O município de Quiprocó do Norte, no sul do centro-oeste, foi o único município que apresentou problemas no sistema de votação bestas eleições.

O TSE preparou os eleitores para a votação biométrica, ou seja, com a leitura do polegar. O sistema apresentou uma falha e teve que ser substituído pela urna eletrônica. Nova falha e os fiscais substituíram estas urnas pelas manuais. Tudo estava pronto quando perceberam um furo na urna manual, que inviabilizou mais uma vez o processo democrático.

Segundo os fiscais do TSE não houve outra saída senão prosseguir com a votação pelo método do grito. Quem informa é o fiscal Rafael Pinto:

– Procedemos à chamada pelo nome das pessoas. Elas gritavam o número do título de eleitor e em seguida falavam o nome dos candidatos a prefeito e vereador. Para mantermos os dados criptografados pedimos que os eleitores usassem a língua do P no momento de dizer os nomes e dificultar o hackeamento das informações.

O TSE informou que computou o voto dos mudos como brancos ou nulos. Mesmo assim o que chamou a atenção foi a porcentagem de abstenções: 98%

– Os eleitores gritavam seu voto mas na hora de fazer o barulho do botão de confirma ninguém queria, com vergonha de vizinhos e parentes que estavam próximos. Não tivemos outra opção a não ser computar isso como votos não válidos.

Nas próximas eleições Quiprocó do Norte pretende evitar a repetição destes problemas e já em 2014 fará o treinamento dos mesários para a contagem de braços levantados.

Anúncios


Categorias:Brasil, Política, Tecnologia

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: