IBGE: nascimentos em sequência em maternidade paralisam censo 2010

IBGE pretende copiar contador digital de nascimentos, método utilizado na China (veja foto acima).

IBGE pretende copiar contador digital de nascimentos, método utilizado na China (veja foto acima).

O Brasil está em 2013 mas ainda conta com dados oficias de 2000 acerca da população. O censo, pesquisa nacional organizada pelo IBGE e responsável por esta contagem, está completamente paralisado há anos.

O superintendente do órgão nacional explica o motivo do congelamento das atividades:

– Estamos com 84,3% da contagem encerrada e computada mas o restante representa os dados coletados por pesquisadores que deveriam visitar as maternidades de todo o país. Eles saíram para campo em meados de 2002 e não voltaram até hoje.

O Mentira Diária foi até uma maternidade, no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, e encontrou Roberto Brum, pesquisador do IBGE que está há 8 anos morando dentro da maternidade Therezinha de Jesus. Com ar de nervosismo e ansiedade ele nos dá sua explicação:

– É impossível terminar a contagem de pessoas desse censo aqui na maternidade… quando penso que contei todos, chega algum médico e me informa de algum nascimento. Isso, quando não chega alguma grávida esperando um filho e nascem dois, três… é muito estressante essa atividade.

Funcionários da maternidade alimentam o pesquisador, dão água e roupas limpas, enquanto a contagem não se encerra, e esperam por um final feliz e que o rapaz, enfim, possa voltar para casa.

Para por fim ao problema o IBGE estuda implantar um contador digital, nos mesmos moldes do impostômetro, para contar, em tempo real, o nascimento de brasileiros no país. A medida ainda precisa passar pelo Congresso e ser sancionada pela presidente Dilma.

Anúncios


Categorias:Brasil

Tags:, , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: